Grafologia Básica: Conhecer às pessoas pela Letra


Grafologia Básica e Singela

Grafologia básica. O objeto de estudo da grafologia é la escritura. O ato de escrever é complexo e envolve três processos cerebrais. O visual por médio da vista, o processo motriz mediante as habilidades de motricidade fina requeridas para mover a caneta sobre a folha de papel e o processo cognitivo- perceptivo que permite que o pensamento flua para as palavras escritas.

A escritura utiliza-se com o fim de comunicar, de expressar e  é o registro gráfico do contido consciente (intencional) e inconsciente (latente) de quem escreve.

Grafologia básica: o que é a grafologia?

A grafologia é uma técnica que permite nos conhecer e explorar às pessoas que nos rodeiam. Através da  análise  grafológico é possível reconhecer padrões de escritura que identificam o estado psicológico e a avaliação das caraterísticas de sua personalidade dos seres humanos.

Aplicações da Grafologia

A grafologia utiliza-se como técnica projetiva gráfica complementar da psicologia com o fim de detectar conflitos leves ou profundos e contribuir ao diagnóstico e seguimento das pessoas estudadas. É também aplicável a outros campos como a medicina, o direito, a pedagogia e a psiquiatria.

Atualmente as aplicações são múltiplas aqui enumeramos algumas: Utiliza-se em orientação vocacional de jovens considerando suas capacidades intelectuais, suas aptidões e sua personalidade, em seleção de pessoal para admitir novos integrantes às empresas ou promovê-los para cargos hierárquicos, em  grafoterapia que é o ramo da grafologia que se dedica à reeducação do gesto gráfico com o objetivo de modificar determinadas condutas fundamentalmente em crianças e jovens.

Grafologia básica: Anatomia das letras

Quais são as partes de uma letra?

Precisamos estar de acordo com alguns conceitos e deste modo entender a que nos vamos referindo. Para estudar os grafismos identificaram-se as partes das letras que se descrevem a seguir:

  • Traços são os percursos que se realizam com o implemento escritor em só um impulso.
  • Plenos são os traços grossos que baixam, descem nas letras.
  • Perfis são os traços finos que sobem formando as letras.
  • Óvalos são os que se situam na zona média  da escritura. Os óvalos em grafologia descrevem-se como os “olhos” das letras a, g, ou, q, d.
  • Hampas ou Cristas são os traços plenos da zona superior nas letras b, d, f,  h, j, l, ll  e t. até a zona média e também se consideram hampas aos paus verticais das letras n e m maiúsculas e minúsculas.
  • Jambas ou pés são os traços que descem, vão desde a zona média para o extremo inferior nas letras f, g, j, p, q, e, z.


Traço essencial é o esqueleto de a  letra que lhe dá identidade, sem o qual não se identifica.

Parte acessória ou secundária é o rasgo agregado desnecessário que não faz à forma da letra, é “de enfeito”.

Anéis são olhos que se originam ao se entrecruzar perfis das hampas ou jambas formando “olhos”.
Grafologia básica: Zonas da escritura

Nas letras e nas palavras é possível identificar diferentes zonas:

Zona Inicial é onde começa a letra.

Zona Final é onde termina a letra.

Zona Superior é o ponto mais alto das letras, está ocupada pelas hampas ou cristas, os pontos, os acentos, as barras das letras “t” e a parte alta das letras maiúsculas. As letras que ascendem são: b, d, h, k, l, ll, t, f e parte das maiúsculas.

Zona Inferior da letra está representada por pés ou as jambas e partes descendentes de algumas letras minúsculas e maiúsculas. As letras que descem são: g, j, p, q, e, z, f

Zona Média: Está ocupada por todas as vogais minúsculas e pelas letras m, n, r, c, ñ, s, v, w, x.
Quando as zonas da escritura estão em equilíbrio e nenhuma sobressai por sobre as outras, significa que o indivíduo é emocionalmente estável, que é capaz de controlar seus impulsos e seus estados de ânimo. Quando em um grafismo há predomino de alguma destas zonas as interpretações variam. Para entender a grafologia é indispensável conhecer a respeito da simbologia do espaço gráfico enunciada por Max Pulver.

Grafologia básica: As letras e seus movimentos

Ao executar o impulso gráfico o movimento pode seguir quatro direções ou vetores: Acima, abaixo, para a direita ou para a esquerda.

Movimento Ascendente: Movimento de extensão, produz PERFIS.
Movimento Descendente: Movimento acima abaixo ou de flexão de antebrazo, mão e dedos produz PLENOS.
Movimento de Esquerda a Direita ou abducción de mão e dedos resultam traços DEXTRÓGIROS.
Movimento de Direita a Esquerda ou de aducción de dedos, mão dá como resultado traços SINISTRÓGIROS (ou levógiros).

Grafologia básica: Movimentos alocéntricos e egocéntricos.


  • Os Movimentos de flexão e aducción expressam direção centrípeta para o Eu, ou o EGO.
  • Movimentos de extensão e abducción em direção centrífuga vão para o exterior (do Eu ao Você).
  • Movimentos para acima ou zona superior são alocéntricos.
  • Movimentos para abaixo ou zona inferior são egocéntricos.


Estes movimentos de acordo à execução e forma podem ser:


  • Movimentos Retos: São aqueles que não apresentam torções ou desvios no traço.
  • Movimentos Curvos: São os que têm forma de círculo ou óvalo (como no caso das letras a, ou). Dos movimentos curvos derivam: a guirnalda, o arco, o anel, o laço, a serpentina ou movimento ondulado, a espiral.
  • Movimentos Angulosos: São aqueles que se formam por retas que se cruzam ou avariam. Dos movimentos em ângulo derivam a maza, o triângulo, o arpón, o golpe de sable, o golpe de chicote e a sacudida.


Grafologia básica. Para efetuar uma análise grafológico estudam-se os denominados Aspectos gráficos que são oito e nos mostram a personalidade de quem escreve. A cada um deles nos revela no sentido psicológico, diferentes planos da personalidade: Ordem (com subaspectos distribuição, disposição, proporção) dimensão, forma, velocidade, pressão, direção, inclinação, continuidade.

Isto é só uma aproximação ao que a grafologia te pode oferecer. Aqui finaliza este artigo a respeito de grafologia básica, continua navegando este site para aprender mais grafologia!

Talvez Gostes De...

0 comentários