Lição 1: Simbolismo do Espaço gráfico

Lição 1 Simbolismo do espaço gráfico

Introdução ao Simbolismo do Espaço gráfico

Para entender a grafologia é indispensável conhecer que é o espaço gráfico e como devemos o interpretar. A grafologia fundamenta-se nas técnicas projecivas e na psicanálise. Através das técnicas projetivas se exteriorizan experiências e vivências que não lembramos. Ao enfrentar com a folha em alvo evidenciam-se emoções que provêm do inconsciente e refletem nossa relação com o mundo.

A folha em alvo representa ao espaço vital e o gesto gráfico simboliza ao sujeito mesmo. Denominam-se gestos gráficos ou grafismos à escritura, os desenhos, os rabiscos que são rasgos que expressam as caraterísticas próprias de seu realizador.

Lição 1: Simbolismo do Espaço gráficoMax Pulver foi um pesquisador nascido em 1889 em Berna, estabeleceu o simbolismo do espaço. Pulver determinou a concordância entre a forma de executar os grafismos na folha e a manifestação da conduta do sujeito em a  sociedade. Assim conseguiu expressar os símbolos na escritura. Este pesquisador assinala que há algumas imagens que levamos incorporadas desde épocas ancestrales, associações mentais que utilizamos habitualmente na vida e que nos orientam de forma inconsciente.

Mediante o simbolismo do espaço fazemos associações como:

Acima, Deus, a espiritualidad, o intelecto.
Abaixo, os instintos, o material.
À Direita, o outro, o futuro, a extroversão, o pai.
À Esquerda, o passado, as origens, a mãe, a introversión.
No Centro, o presente, nosso Eu, o autocontrole.

Estes símbolos que revelamos no espaço gráfico de modo inconsciente, se correspondem com nossas condutas. O simbolismo do espaço aplica-se tanto à folha em branco como ao texto escrito. Segundo seja a zona da folha em alvo selecionada para escrever ou desenhar será a interpretação que corresponda.

Mediante o simbolismo do espaço identificamos as seguintes zonas:

  • A Zona Central onde localizamos ao “EU” da teoria do aparelho psíquico desarrollado por Freud. Esta representa ao princípio de realidade e ao presente. Corresponde às caraterísticas afetivas do Eu em relação com si mesmo no presente. Quando a pessoa escreve predominantemente nesta zona se interpreta que busca ser centro para os outros.
  • A Zona Superior simboliza a espiritualidad, o idealismo, a imaginação  e a intelectualidad da pessoa. Freud em sua teoria do aparelho psíquico chama-o o “SUPERYO”.
  • A Zona Inferior, representa a parte instintiva da personalidade, a motricidad, o biológico e o concreto, para Freud o “ISSO”.
  • A Zona Esquerda que simboliza os aspectos regresivos de não desprendimento do seio materno, o  “EU” imaturo. Aqui analisamos os vínculos primários, seu passado, a introversión, a reflexão do sujeito.
  • A Zona Direita fala de quem conseguiu-se desprender da mãe, que gerou crescimento, um “EU” maduro. Refere-se às relações afetivas com o mundo, a comunicação e o futuro.


Simbolismo do espaço gráfico


Ao analisar um texto observaremos se o escrito situa-se para a direita (devido a ampla margem esquerda ou margem direito pequeno) ou à esquerda. Quando se situa à direita refletirá avanço para o futuro, os outros, iniciativa, extroversão.

Pelo contrário se o texto de localiza para a esquerda (devido a margem direito amplo)  dá-nos ideia de uma pessoa aferrada ao seio materno, à família de origem, ao passado, predominancia de introversión.

Quando o texto se plasma no centro, na zona média, pode ser índice de egocentrismo, narcisismo. Isto se corrobora com a assinatura do sujeito (se a localiza no centro).

As zonas superiores muito desarrollado falam-nos de pessoas idealistas, espirituais, com atividade mental e imaginação. Ali poderemos pesquisar as reflexões e os sonhos do sujeito.

As zonas inferiores marcadamente desarrollado referem-nos pessoas sensuales, práticas, realistas, preocupadas pelo cuidado de seu próprio corpo, que buscam satisfazer as necessidades imediatas.

De acordo ao Simbolismo do espaço gráfico, as pessoas equilibradas na vida e em suas condutas refletem-no na escritura.

Aqui finaliza a primeira lição deste curso de grafologia on-line. Segue navegando este site para continuar aprendendo na segunda lição os conceitos básicos de grafologia.

Talvez Gostes De...

0 comentários