Que é a Grafologia


Que é a grafologia. A grafologia é uma técnica que tem por objetivo estudar caraterísticas da personalidade dos indivíduos mediante a interpretação dos denominados aspectos gráficos da escritura manuscrita, há quem a denominam a “psicologia da escritura”.

A grafologia é uma disciplina muito antiga e respeitada e seus inícios remontam-se aos chineses no século IV a.d.C. que emitiram algumas frases que coincidem com as análises que se efetuam na atualidade.

O filósofo Chinês Kuo Jo-Hsu, no século IV a.C. enunciou: “A escrita mostra indefectivelmente se procede de uma mente nobre ou de uma pessoa vulgar”.

Okakura, filósofo japonês: “A cada traço de escritura expressa toda uma vida”.

Até Aristóteles (384-322 a.C.) considerou o vínculo entre a escritura e o pensamento “A escritura é um símbolo da fala e esta um símbolo da experiência mental

Que é a Grafologia
A pré-história da grafologia atribui-se-lhe a Juan Huarte de San Juan, médico e filósofo espanhol que em 1575 realizou uma publicação com rasgos netamente grafológicos.

Mediante a análise  grafológico é possível analisar os padrões de escritura que identificam o estado psicológico de uma pessoa e a avaliação das caraterísticas de sua personalidade com o fim de conseguir maior autoconhecimento e clareza para manipular na vida.

A grafologia foi motivo de controvérsia desde há muito tempo. Quem são partidários dela, asseguram que o cérebro envia sinais ao longo dos músculos que implementam a escritura. “Não é a mão quem escreve senão o cérebro”.

Que é a grafologia. Mediante análise grafológico, o grafólogo treinado, é capaz de identificar as caraterísticas pertinentes à escritura manuscrita e o modo em que estas  interagem. Através da descrição da letra e da análise da assinatura consegue-se identificar à pessoa nos planos intelectual, afetivo e social.

Devemos saber que a escola francesa de grafologia é muito útil para começar a abordar os rasgos grafológicos mas esta corrente analisa os signos isolados, é importante reconhecer que não devemos nos ficar só com a descrição da escritura.

Uma pessoa não é de um modo ou de outro de acordo a como escreve a barra do “t”, ou o anel do “g”, ou o pontito da i Para interpretar uma escritura devemos também incorporar a escola alemã que tem uma visão gestáltica na percepção integral do grafismo e entende a escritura como uma unidade. Estuda não só os rasgos senão que por médio deles chega ao temperamento, ao caráter, ao inconsciente pessoal às emoções de quem escreve, detecta se há fixações nas fases do desenvolvimento psicossexual, e analisa a evolução da escritura no tempo.

Para conseguir entender que é a grafologia é indispensável conhecer a escola simbólica suíça  e o  simbolismo do espaço. Max Pulver, quem foi um grande pesquisador, nasceu em Berna em 1889, antes de dirigir seus interesses na grafologia e a psicologia, publicou uma série de obras literárias e filosóficas, conseguiu expressar contraste-os simbólicos na escritura.

Este pesquisador, assinala que há alguns símbolos arcaicos que levamos conosco desde o princípio dos tempos, as associações mentais que utilizamos de forma rotineira na vida e nos guiam sem que sejamos conscientes disso. O ser humano faz algumas associações como:

  • Acima. O céu, Deus, no dia, a luz, a espiritualidad.
  • Abaixo. A noite, a escuridão, a profundidade, os instintos.
  • Direita. Reunir-se com o outro, o futuro, a extroversão, o lucro, o pai.
  • Esquerda. Ontem, temos o passado, as origens, a mãe, o medo do ego a seguir, a introversión.
  • Centro. Presente, hoje, o imediato, eu, autocontrole.

Estes símbolos que se refletem no espaço gráfico (que se corresponde com a vida), não são conscientes para quem escreve. É de grande utilidade para entender que é a grafologia não só na escritura senão também na interpretação de desenhos.

Pulver também fala sobre o tamanho médio das letras, as zonas superiores e inferiores e se cria um enquadramento útil para o grafólogo, onde pode ser encontrado e observar como se desenvolvem os diversos rasgos ao longo de todo o escrito. Tudo dentro de um texto se vê impregnado pelo simbolismo do espaço; de modo geral, pode ser observado a relação entre os espaços cheios e os espaços vazios designadamente, estão influenciados pelas letras individuais, isto é, até as margens brancas do texto.

Por último, outro elemento importante das quais se faz referência é a grafologia da assinatura. Analisar os diversos elementos que podem ser deduzidos da assinatura de um indivíduo não é possível resumir todo o caráter e a personalidade do escritor, há que estudar o contexto.

O grafólogo considera à escritura como um registro gráfico de quem escreve e não somente como linguagem escrita. Para a grafologia o sujeito plasma mediante seus gestos, seus movimentos da escritura manuscrita, seu tipo de inteligência, sua sensibilidade, suas tendências, impulsos, reações, em sim sua personalidade.

Que é a grafologia? Qual é sua utilidade na atualidade?

Atualmente a análise grafológica tem múltiplas aplicações, desde o próprio conhecimento pessoal até seleção de pessoal, orientação profissional e vocacional, orientação prematrimonial (compatibilidades de almas), relações públicas e vendas. Também se utiliza em criminologia, é aplicado por docentes e psicopedagogos em educação, também em saúde mediante a aplicação da grafopatologia, grafoterapia ou reeducação gráfica, entre outras.

Como disse Matilde Ras: “A escritura, é o espelho encantado onde se reflete a face misteriosa da alma”.

Grafologia: Ciência maravilhosa que da mão da psicologia nos leva até o fundo de nosso ser.

Até aqui chegamos com esta aproximação a esta técnica que é a grafolgía. Segue navegando este site para continuar descobrindo que é a grafologia,  como ferramenta para o auto-conhecimento e desenvolvimento pessoal. Aprende a respeito de teu temperamento e Autoconocimiento e grafologia

Talvez Gostes De...

0 comentários