Estudo do Óvalo em grafologia

O Óvalo em grafologia 

Que é o óvalo em grafologia? 

O óvalo em grafologia. Os óvalos são os círculos que se localizam na zona média da escritura; são o eixo da escritura. Constituem as letras b, g, p, d e q.

Por médio do óvalo analisa-se a manipulação da afetividade dos seres humanos. Representa a sensibilidade e o emocional. O óvalo representa o “Eu”, o Ego da pessoa.

Identifica-se muito especialmente com as letras “a e” “ou”. Através delas se descobre o grau de franqueza, reserva ou dissimulo da cada pessoa.

Análise do óvalo em grafologia 

Existem dois aspectos fundamentais a analisar nos óvalos: A abreacao e a forma.
A abreacao, é o espaço onde o óvalo se abre.
Para avaliar em um escrito, efetua-se uma amostragem e estabelece-se a predominância de óvalos abertos ou fechados.

Que significado tem a abreacao dos óvalos em grafologia? 

A abreacao ou o modo em que fechamos ou deixamos abertos os óvalos indica quanto exteriorizamos as emoções e o local para onde se abrem (para a direita, esquerda, acima, abaixo) nos indica com quem nos abrimos.

Importância da forma do ovalo em grafologia. Os óvalos podem ter diversas formas: forma angulosa ou perfeitamente curvada.

Classificação do óvalo em grafologia. 

Óvalo Aberto. Óvalo Fechado 


  1. Óvalo em grafologia. ABERTO: Significa, desde o ponto de vista psicológico, que o eu íntimo da pessoa se comunica com espontaneidade. Existe uma ampla variedade de óvalos abertos que se classificam de acordo para onde se efetua essa abertura. Isto deve ser analisado em um contexto, segundo seja o ambiente gráfico, como recalcamos sempre um só signo não é representativo.
  2. Óvalo aberto para a direita: Simboliza extroversão, que o sujeito se brinda a se mesmo e tem também capacidade para receber. 
  3. Óvalo aberto por acima e moderadamente pela direita: Significa franqueza, facilidade de expressão de sentimentos, expansão, espontaneidade. 
  4. Óvalo muito aberto por acima: É quando a “ou” parece uma “ou”, muito próprio das pessoas que não pode guardar um segredo, excessivamente comunicativas, que contam suas coisas, possuem escassa capacidade de reflexão, são influenciasses e dependentes dos outros. 
  5. Óvalo aberto pela esquerda: Manifesta discrição e reflexão. Em sentido negativo pode ser lentidão de idéias, insegurança, rotina, timidez, ocultamente, falsidade, pessoas que não revelam sua verdadeira personalidade. Introversão e tendência ao egocentrismo. 
  6. Óvalo aberto por abaixo: Observa-se que os óvalos se traçam em sentido contrário ao caligráfico isto é, em direção das agulhas de um relógio, são executados por médio de um movimento regressivo. Encobrimento do eu. Personalidades hipócritas, desleais e críticas que fingem amizade para conseguir algum benefício. Habilidade para enganar. 


Óvalo em grafologia: FECHADO: Desde o ponto de vista psicológico significa capacidade de reflexão, de observação, de análise, pensamento lógico.

Prudência, reserva de seus sentimentos, controle das emoções. Desconfiança.

É importante prestar atenção o ponto onde se efetua o fechamento de os óvalos, já que nos vai revelar nutrida informação.


  1. Óvalo fechado por acima e à direita: Capacidade para guardar segredos, para controlar as emoções e os conflitos. Atitude defensiva e fechada em frente a estranhos. 
  2. Óvalo fechado pela esquerda: Introversão, reflexão, orgulho, vida interior. Atitude calculadora e interessada. Dissimulo de intenções. Desconfiança, falta de sinceridade. 
  3. Óvalo fechado por abaixo: O significado deste óvalo vai depender se o traçado é rápido, legível e claro será diplomacia, prudência, agilidade de idéias, adaptação ao ambiente. Em mudança com traçado lento, ilegível e confuso: interpreta-se como personalidades hipócritas, desleais e críticas que fingem amizade para conseguir algum benefício. Habilidade para enganar. Poucos escrúpulos. Tendência a ocultar ou manter em reserva intenções ou sentimentos cuja manifestação não seria prudente para as intenções do sujeito. 
  4. Óvalo com pequeno anel interno (anel inicial localizado na parte superior) Busca de afetos e elogios, coqueteria, desejos de que os demais lhe mimem. 
  5. Óvalo fechado com anel final: Habilidade para os negócios. Cálculo. Diplomacia. Desconfiança, temor a que sua sinceridade o prejudique. 
  6. Óvalo fechado com dois anéis (parece que ao óvalo o formam duas letras “e”). Capacidade para negociar, relações públicas. Ocultação. Trata de evitar que outros aproveitem as vantagens que o sujeito se reserva para ele. Jogar a duas caras. 
  7. Óvalo fechado por dupla volta: Diplomacia, mentira, egocentrismo, intriga, manifestações interessadas. 
  8. Óvalo fechado e empastado: Significa stress, fadiga física ou mental. 

Forma do Óvalo em grafologia: Óvalo Curvado e Óvalo Anguloso: Constância, força, energia, intransigência.


  1. Ângulo por acima: Frialdade, rancor. 
  2. Ângulo por abaixo: Atitude defesa do próprio “Eu” contra os ataques externos. Agressividade 
  3. Perfeitamente Curvado: Altruísmo. Emotividade, sociabilidade. Ingenuidade, falta de malícia. 
  4. Em forma redonda: Diplomacia, falsidade, desconfiança. Pouca emotividade. Carece de vivacidade, lento em sua maneira de reagir. 
  5. Óvalo separado do palhote: Desejo de mudança, fugida do médio ambiente. 
  6. Óvalo em espiral: Egoísmo, narcisismo e desejos de chamar a atenção 

Aqui conclui a lição do Óvalo em grafologia. Segue navegando este site para aprender mais a respeito de grafologia e personalidade.

Talvez Gostes De...

0 comentários