Lição 3: Aspectos Gráficos. Ordem

Ordem no texto

Que é o primeiro que se observa na análise grafológico?

A ordem no texto é o que se observa em primeiro lugar, a primeira impressão que nos dá o conjunto da escritura na carta manuscrita.

Que é ordem em grafología?

Como bem o indica a palavra, mediante a ordem determinaremos se está “tudo em seu local” ou está todo “despatarrado”. Se a escritura é clara, limpa, é legível, a disposição das margens do texto.

Como se explicou na lição anterior, a visão global do manuscrito nos dará uma impressão do ambiente gráfico da escritura. Repasemos o conceito:

Que é o ambiente gráfico?

Lição 3: Aspectos Gráficos. OrdemO ambiente gráfico é a valoração que fazemos de um texto quando chega a nossas mãos. É o primeiro que nos provoca: se é prolijo, legível, o uso das margens, das linhas. Analisando os aspectos gráficos vamos estabelecer se o ambiente gráfico do texto é positivo ou não.
O ambiente gráfico é positivo, quando o texto “flui” e todos os aspectos gráficos estão em harmonia.
Em mudança um texto é de ambiente gráfico negativo quando há desigualdades, emendas, riscamentos, monotonia ou o movimento em local de fluir se entorpece ou se “trava”.

Isto que segue é importante! Lê bem:
Dependendo da valoração do ambiente gráfico, se é positivo ou negativo, resultará a posterior interpretação.

Para a cada aspecto e sub-aspecto gráfico há interpretações positivas e interpretações negativas. Aplicam-se as interpretações (positivas ou negativas) em função da valoração geral do ambiente gráfico.

Para a cada aspecto gráfico determinaremos qual é o módulo a ter em conta.

MODULO Que é o módulo para a cada aspecto gráfico?

O módulo é a medida ou ponto de referência que vamos tomar como normal. É possível que o aspecto analisado se encontre dentro do que o módulo requer, que seja maior ou que seja menor ao módulo. Nos casos em que difira do módulo estipulado se lhe outorgará a interpretação psicológica que corresponda.

Este aspecto gráfico, a ordem, vai revelar-nos/revelá-nos desde o ponto de vista psicológico a capacidade de organização do sujeito, a clareza em cria-ass e como se adapta e integra socialmente ao médio.

A Ordem consta de três variáveis da escritura: Distribuição, Disposição e Proporções.

1.  Ordem. Distribuição

Em grafología distribuição é o modo como se colocam as letras, as palavras e as linhas no escrito.

MODULO para a Ordem

O módulo para a Ordem indica que a escritura deve ser clara, proporcionada, organizada. Os pontos, os acentos, coma-as, devem estar colocados com precisão.

  • A distância normal entre letras em uma palavra é equivalente à larga média dos óvalos das letras a, ou, g, d.
  • A distância normal de palavra a palavra é equivalente à larga média da letra m da escritura.
  • A distância normal entre linhas deve ser igual a três vezes a altura da letra m. que em nenhum caso devem ser misturado as partes baixas das letras (jambas) com as altas (hampas) da outra linha.


Aqui apresento-lhes um quadro integrador de ORDEM. O estudo das quatro margens o veremos em várias lições.

A distribuição pode ser:


  • Distribuição clara quando se distingue bem, há boa separação entre palavras e letras; desde o ponto de vista psicológico significa equilíbrio mental, emocional, pessoa adaptada  às normas.
  • Distribuição confusa: quando está misturada, é difícil de distinguir. Significa pouca clareza de ideias, instabilidade afetiva, falta de organização.
  • Distribuição concentrada estaremos ante um sujeito prudente, discreto, introvertido, reservado, ahorrativo.
  • Distribuição espaçada será uma pessoa pouco previsora, independente, dispersa, que gosta do ar livre.
  • Escrita organizada quando o escrever não dá sensação de provocar esforço, e significa cultura, maturidade afetiva e boa adaptação.
  • Escrita desorganizada quando não respeita os parâmetros de organização significa, pouca clareza de ideias, falta de compromisso e dificuldade na integração social.
  • Escrita é inorganizada quando o sujeito que escreve reflete falta de cultura gráfica ou sua grafismo é infantil.

Ordem. Disposição.

A disposição refere-se ao enquadre da escritura dentro da folha, a análise das margens. De acordo a como são as margens falamos de:


  • Escritura cuidada de margens amplos, ponto e aparte separados pelo mesmo intervalo, equidistantes sem rigidez, simboliza que se respeitam as normas, faz sentido comum, cortesía, bom gosto.
  • Escritura descurada  é quando há desordem, representa um pensamento mágico, confusão, dificuldade para adaptar à ordem social, pereza.

Disposição Estudo das margens e seu significado.

Distinguimos as seguintes margens:

  • Margem Superior simboliza a pessoa à qual lhe estamos escrevendo. De acordo ao tamanho desta margem nos estaremos afastando, acercando a essa pessoa ou guardando as formas.
  • Margem Esquerda representa o sentido comum do sujeito e sua ordem interior.
  • Margem Inferior estuda-se só nos escritos que não estão assinados.
  • Margem Direito simboliza o modo em que o sujeito se relaciona com o outro e como se projeta ao futuro.

Vamos seguir aprofundando a respeito das margens da escritura na próxima lição.

Ordem. Proporção da escritura

Mediante a proporção estuda-se o equilíbrio que há nas letras entre seu eixo vertical, (considerado o eixo do eu) e os três eixos horizontais o espiritual, o emocional e o instintivo. Tendo isto em conta, a escritura pode ser proporcionada, desproporcionada ou mista.


  • Escritura proporcionada,  pode ter pequenas desigualdades e as letras ou acentos, pontos, barras do t, mas guardando certa regularidade, sem desequilíbrios. Interpreta-se psicologicamente como clareza de ideias, objetividade, capacidade de síntese, equilíbrio e domínio de se mesmo, adaptação ao médio.
  • Escritura desproporcionada, observam-se nas letras, pontos, traços iniciais e finais, desequilíbrios muito notorios e exagerados. Associa-se com imaginação e fantasia, prevalência dos impulsos sobre a razão, otimismo, dinamismo. Desejos de chamar a atenção. Pode ser desadaptación e desequilíbrio.
  • Escritura mista, é quando no texto encontramos movimentos proporcionados e desproporcionados. Trata-se de pessoas nas quais alternadamente, predomina a imaginação ou a razão. Nas que sua estabilidade emocional é fluctuante e oscilam de se sentir integrados socialmente a se sentir marginados ou inadaptados ao médio.


Aqui finaliza a lição 3  pode contínua à lição seguinte.

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