Lição 6: Aspectos Gráficos. Dimensão

Dimensão da Escritura e Auto-estima 

Quanto nos valorizamos a nós mesmos? 
Dimensão da escritura. Quando falamos da dimensão da escritura nos referimos ao tamanho que têm as letras. É um parâmetro objetivo porque pode ser medido, representa a auto-estima de uma pessoa, o auto conceito, quanto se valoriza a se mesma, o grau de introversão ou extroversão e o grau de confiança em se mesma.

A grafologia revela-nos rasgos da personalidade na escritura. É um instrumento de grande utilidade para o autoconhecimento e para descobrir a quem rodeiam-nos.


É importante lembrar que não há que analisar um só aspecto, pelo contrário a boa interpretação se faz quando se estuda também o temperamento, o caráter, o ambiente gráfico, o contexto geral. Vão-se separando os aspectos gráficos para seu melhor estudo, mas o correto é combinar a grafologia descritiva com as diversas correntes e escolas grafológicas como a escola alemã que integra todos estes conceitos.

Dimensão: Desde o ponto de vista psicológico a dimensão das letras reflete quanto nos valorizamos, nossa auto-estima, o modo que encaramos a vida.

Que é o que se mede nas letras? 

Lição 6: Aspectos Gráficos. DimensãoPara medir a dimensão tomam-se 4 ou 5 óvalos das primeiras 2 a 3 linhas do texto, 4 ou 5 das linhas do médio e 4 ou 5 das linhas do final do escrito. Com Hampas e jambas faz-se o mesmo e obtém-se uma média. Se encontram-se desigualdades de tamanho maior a 2 mm é importante consigná-lo.
A dimensão pode ser:
Letra grande: de 3 a 5 mm
Letra média: de 2,5 a 3 mm
Letra pequena: menor a 2,5 mm

1. Dimensão dos óvalos: Mede-se em milímetros seguindo a inclinação da letra. Que são os óvalos? Os óvalos são os “olhos” das letras a, g, ou, q, d, e, que se situam na zona média da escritura,

2. Dimensão das hampas: Mede-se igual que os óvalos segundo a inclinação da letra seguindo o eixo central. A hampas são as partes superiores das letras b, d, f, h, j, l, ll e t.

3. Dimensão das jambas: Que são as partes inferiores das letras que vão desde a zona média para abaixo nas letras f, g, j, p, q, e, z. Medem-se seguindo as mesmas instruções que as anteriores.

4. Dimensão das Letras Maiúsculas: Que se medem completas.

MODULO para a Dimensão 

A escritura deve apresentar altura e extensão moderadas ajustando-se às seguintes medidas:

Altura do corpo das letras minúsculas (medem-se a a, e, i, ou) é entre 2,5 a 3 milímetros.
Hampas e jambas: entre 9 e 11 milímetros.
Largura: toma-se o 80% da altura de uma escritura determinada.
Maiúsculas: altura entre 9 e 11 milímetros e largura o 80%.

Classificação com sua Interpretação Psicológica: 


  • Escritura de dimensão Muito grande: Corresponde a uma pessoa que se valoriza excessivamente, vaidosa, que pode compensar complexos de inferioridade mostrando o contrário. Orgulhosa ou que busque se identificar com idéias de famosos ou personalidades prestigiosas. Será uma pessoa que terá uma visão mais global das coisas que minuciosa. 
  • Escritura de dimensão Grande: Grande capacidade de comunicação e generosidade. Pessoas extrovertidas, que buscam se ligarem com os outros. Otimistas, não são muito reflexivas, primeiro faz e depois pensa, seguras de se mesmas. 
  • Escritura de dimensão Média: É intermédia nem muito grande nem muito pequena, ajusta-se ao módulo. São pessoas com equilíbrio emocional, que se vêem a se mesmas como são, com virtudes e defeitos. Espontaneidade, sociabilidade com equilíbrio de introversão e extroversão Boa adaptação ao médio, faz-se amigos facilmente. Analisa as coisas e depois faz. 
  • Escritura de dimensão Pequena: Aqui estão as pessoas observadoras, caladas, detalhistas e meticulosas. Singelas e dóciles. Pode ser a escritura de pessoas pouco desprendidas ou ahorrativas. Introvertidas, retraídas, pouco espontâneas e em ocasiões podem chegar a ser rotineiras. 
  • Escritura Sobrealzada: A escritura é mais alta que larga. Hampas e jambas altas e longas com acentuado sentido vertical. Acentua-se nas maiúsculas. Isto é característico nas pessoas que se valorizam tanto que se sentem superiores que os demais, orgulhosas, vaidosas. Com grande sentido da honra e ambição espiritual. 
  • Escritura Reduzida: A dimensão nesta escritura é oposta à sobrealzada, aqui tanto hampas como jambas são curtas, de menor tamanho que o módulo. Predomina a zona média da letra. Isto se percebe também nas maiúsculas. Personalidades com critério de realidade, práticas. Singeleza, submissão, timidez. Pouca iniciativa, difíceis de motivar.


  • Escritura Alta: Considera-se à escritura cujas letras são mais altas que largas. Não deve ser confundido com a sobrealzada na qual as desproporciones se dão só em algumas partes das letras como nas maiúsculas, pontos, barras de t. Simboliza aspirações por viver em um mundo socialmente mais elevado, idealista, aspirações demasiado elevadas, dificuldades para adaptar à realidade. Sentimento de inferioridade. 
  • Escritura Baixa: Aqui está as letras que ficam na zona média, que são mais largas que altas. Os pontos, barras, acentos, são baixos. As jambas são normais ou excessivas. Diferem da escritura reduzida em que as jambas e hampas são encurtadas. Significa critério de realidade, poucas ambições, acomoda-se ao que lhe toca viver. Introversão com tendência à desvalorização pessoal. 
  • Escritura Crescente: Aqui a dimensão das letras vai aumentando ao longo da palavra. Pessoas confiadas, otimistas espontâneas com tendência à ingenuidade e uma grande capacidade de assombro. Caraterizam-se por ser pessoas que tendem a agrandar as coisas para receber a aceitação do outro. Tendência a mentir. Precisariam ser mais críticas. 
  • Escritura Decrescente: Pelo contrário neste caso as letras diminuem de tamanho ao longo das palavras. Observa-se em pessoas prudentes, com análise crítica das situações, reflexivas, desconfiadas precisam chegar ao fundo das situações para esclarecer o oculto. Discretas, curiosas, diplomáticas. Habilidade para convencer e persuadir. 
  • Escritura Uniforme: Aprecia-se que não há grandes mudanças na altura das letras. Equilíbrio, ordem, reflexão, constância, perseverança. Boa adaptação ao médio, fidelidade. A mesma caraterística psicológica, se está em excesso pode cair na rotina, monotonia e a pessoa pode considerar perigoso a todo aquilo que o “mova” de seus hábitos. 
  • Escritura Irregular: Quando a escritura é desigual. É típica das pessoas muito emotivas, receptivas, sensíveis, com uma marcada insegurança e instabilidade emocional. Com dificuldades para adaptar-se ao médio. Conduta cambiante. inseguras. 
  • Escritura com acréscimos de tamanho: Observa-se em alguma letra que chama a atenção, sem guardar ritmo algum. Simboliza explosão de mau humor que pode cursar com violência. 
  • Escritura Estendida: As letras são mais largas que altas, se esticam em sentido horizontal, há grande espaço entre as letras de uma palavra. Significa extroversão, necessidade de contato com o outro, generosidade, sociabilidad. Se o ambiente gráfico é negativo pode significar esbanjamento, irreflexión, desconcentración. 
  • Escritura Apertada: Neste caso existe pouca separação entre as letras de uma mesma palavra. Pelo contrário este tipo de escritura relaciona-se com pessoas reflexivas e cautas com capacidade de concentração. Austeras, tenazes, com grande sentido da economia. Inseguras, tímidas, prudentes e desconfiadas. Como em tudo, se a mesma caraterística se dá em excesso pode trazer introversão, solidão e em ocasiões pessimismo. Contato só com o âmbito familiar. 
  • Escritura Contida: Este tipo de escritura se retrai no avanço para a direita. Significa reflexão, temor, necessidade de poupança, introversão, dificuldade para estabelecer relações ou amizades. Prevalência de pensamento abstrato. 
  • Escritura Lançada: É impulsionada em finais de letras, barras de t, para a direita e acima. Predominam os instintos sobre a razão. Impaciência, irritabilidade. Extroversão. Relações cambiantes e instáveis. 
  • Escritura Movida: Grafismo alterado pelos movimentos desnecessários. Sócio com a rapidez ou velocidade dos traços. Pensamento influído pela imaginação. Atividade, dinamismo, impulsividade. Sociabilidade, vínculos instáveis. 
  • Escritura Sóbria: É quando os traços são singelos, proporcionados, sem adornos desnecessários. Pensamento influído pela razão. Associamo-la com a escritura: Clara, contida, simplificada e proporcionada (o oposto é escritura: Lançada, movida, crescente, desproporcionada) Objetividade e clareza mental. Timidez, austeridade. Maturidade afetiva e vínculos estáveis.


Talvez Gostes De...

0 comentários