Lição 7: Forma em Grafologia

A Forma em Grafologia 

A forma de nossa escritura, é um tema por demais interessante e dificultoso de estudar. Quando somos crianças nos ensinam na escola a forma das letras, e com o decorrer da vida, esses traços aprendidos se vão modificando, se vão personalizando.

A forma da escritura transmite-nos tanto a “originalidade do artista” como a “vulgaridade do extravagante”. Entre ambos, demente ou gênio, pode ter só um passo. A “angulosidade” nos traços pode encobrir timidez, sentimentos de inferioridade ou vaidade.

Que significado tem a Forma em Grafologia? Que simboliza para a psicologia? 

Lição 7: Forma em Grafologia
É a configuração que se lhes dá às letras na escritura. Desde o ponto de vista psicológico reflete os diversos tipos de condutas, comportamento da pessoa, nível de sociabilidade e caráter. Capacidade de entrega aos demais. Lembremos que sempre deve ser analisado a escritura em seu contexto (e não só um rasgo) para conseguir uma interpretação correta. O estudo da cada uns dos aspectos gráficos e a relação entre eles dá resultados surpreendentes.

Para estudar o aspecto FORMA, teremos em conta duas sub-aspectos:

  1. Execução que é o desenho global das letras. 
  2. Coligamento que é o modo em como se une as letras entre si. 

MODULO: A FORMA da escritura deve ser singela, simplificada, arredondada, tipográfica, pode ser angulosa de traços harmônicos.

A Forma de acordo à Ejecución 


  • Angulosa: É uma escritura na que predominam os movimentos com ângulos. Significa bom nível intelectual, sujeito prático, firme, tenaz com energia e decisão, em quem predomina a razão por sobre a emoção. Objetividade de critério, perseverante, com tendência ao controle nos vínculos e pode chegar a reagir agressivamente se contradizem-no. Independente, tendência a manipular ao outro, com certas dificuldades de adaptação, pode chegar à falta de flexibilidade ou intransigência. 
  • Arrendondada: As letras que a formam são curvas ou ovaladas. Significa a maior redondez maior capacidade intuitiva. Indica extroversão, graça, doçura, macieza e sentido estético. Precisa mais “tempo para pensar” e em ocasiões falta-lhe poder de decisão. Amabilidade, espontaneidade, boa adaptação social, pouca capacidade de comando. Acomoda-se com facilidade ao que lhe “toca”. 
  • Singela: Denomina-se deste modo porque só tem os rasgos essenciais, carece de ornamentos. Denota a uma personalidade modesta, natural e singela que tende a passar inadvertida, de gostos singelos, com capacidade de observação, raciocínio e pensamento lógico. Esta escritura expressa sinceridade, ingenuidade, franqueza. 
  • Complicada: Possui rasgos adicionais que não pertencem ao modelo caligráfico aprendido. Nestas pessoas predomina a imaginação sobre a razão. Criativos, artistas, com necessidade de exibicionismo. Desejo de comando. Dificuldade para aceitar as normas. Necessidade de admiração. Extroversão e sociabilidade. Pode simbolizar tanto confusão e exagero como coqueteria e vaidade. 
  • Original: Denomina-se deste modo porque apresentam modificações respeito do modelo aprendido, são particulares. Bom nível intelectual, imaginação e criatividade. Intuição. Pessoas na busca de novas sensações, emocionalmente espontâneas, extrovertidas e abertas. Independentes, Geram vínculos com facilidade. 
  • Caligráfica: Denomina-se escritura caligráfica àquela que não apresenta modificações e se repete o modelo como se aprendeu na escola. Capacidade de concentração, lentidão de idéias, criatividade limitada. Pessoa passiva, controlada, que teme ao inovador, prefere se conservar em “o conhecido”. Dificuldade para estabelecer vínculos, mas quando o faz pode gerar relações “simbióticas” com o outro, que chega a perder sua própria identidade. 
  • Tipográfica: Escreve-se com algumas letras similares às de imprenta. Significa sentido estético, memória visual, boa capacidade intelectual. Às vezes executa-se partes do texto em imprenta e outras partes em itálico, isto marca uma atitude cambiante, na busca de diferentes objetivos. Atividade, espontaneidade, sociabilidade. Há que confirmar se a escritura é original ou caligráfica para a correta interpretação. 
  • Filiforme: Apresenta-se em forma de fio. Criatividade e dinamismo para resolver situações. Capacidade para “desemaranhar” o pensamento do outro. Agradáveis, adaptam-se ao que lhes convém. Desde o ponto de vista negativo podem ser evasivas, com baixo nível de compromisso afetivo. Imprecisas, ambiciosas. 
  • Simplificada: É esta escritura reduzem-se os rasgos a sua expressão mais simples sem perder legibilidade, sem sem traços adicionais e maiúsculas tipográficas (tipo imprenta). Denota personalidade concreta, concisa, com visão de conjunto, rapidez na assimilação de idéias. Cultura e originalidade. Capacidade de análise e de simplificar aquilo que aborda. Facilidade na adaptação ao ambiente.

A Forma de acordo ao Coligamento 

O coligamiento vai refletir a capacidade de adaptação do sujeito ao médio.


  1. Guirlanda e anel: Se adapta-se com facilidade. 
  2. Ângulo: Adapta-se em forma belicosa. 
  3. Serpentina e filiforme: Foge, evade. 


  • Guirlanda: Movimento similar ao das letras ou, aberto para acima no m e n. Significa naturalidade para vincular-se com essoutro, sociabilidade, influenciável, com capacidade de adaptação. Se é muito marcado pode ser dependente. 
  • Anel: Quando as letras se enlaçam por anéis. Personalidade amável, agradável, diplomática, que busca obter benefícios com o menor esforço. Caraterística das pessoas que foram sobre protegidas na infância. Reserva e discrição devido às regressões, conservando a cortesia e atrativo pessoal. 
  • Ângulo: As letras unem-se por movimentos angulosos. Típico daquelas pessoas que são orgulhosas, com alta auto-estima, exigente consigo mesma e com os demais. Dificuldade de adaptação. 
  • Serpentina: Neste caso as uniões são de forma ondulante. Interpretação: pessoa cordial, bom humor, flexibilidade da conduta. Em sentido negativo pode denotar astúcia, hipocrisia, falta de sinceridade. 
  • Filiforme: As letras unem-se por um traço que se assemelha a um fio que se vai desenrolando. O “m” e “n” também se vêem como uma linha ondulada. Pessoa diplomática que obtém benefícios das relações. Amabilidade, bom trato, extroversão. Economia de tempo e esforço. Tende a deixar as opiniões até ver o rumo que toma a conversa. Diplomacia. 


Aqui finaliza este artigo da Forma em Grafologia, segue com a próxima lição ou pesquisa outro artigo da página Grafo patologia e doença na escritura.

Talvez Gostes De...

0 comentários