Lição 8: Pressão em Grafología

Pressão: Que entendemos por pressão na escritura? 

Quando falamos de pressão nos referimos à força que exercemos ao apertar com a lapiseira o papel. É a força que possui um grafismo determinado.

Desde o psicológico a pressão do grafismo representa a energia psíquica da pessoa. Ao escrever não somos verdadeiramente conscientes de quanto estamos apertando a pluma sobre o papel. Os músculos da mão movem-se em forma que não dependem de nossa vontade. A segurança, a convicção nas atividades que se realizam se manifestam através da pressão. Tanto a escassa, como a excessiva pressão podem ser indício de doença ou transtorno. A pressão na escritura denota saúde, vitalidade e força.

MÓDULO PRESSÃO: A pressão não deve apresentar demasiadas oscilações de tensão, calibre ou de relevo. Deve ser firme e neta, sem torções, tremores, sacudidas, congestiones.

Os três aspectos que vamos analisar são:

Tensão 


    Lição 8: Pressão em Grafología
  • Firme: Apreciam-se movimentos seguros e retos (associa-se com a escritura angulosa), traços bem delimitados, limpos. Nestes sujeitos predomina a razão e o pensamento lógico. Introversão, capacidade de concentração. Segurança, estabilidade, tendência a controlar tudo. Necessidade de comando, relaciona-se com pessoas influenciáveis. A maior tensão maior resistência e dinamismo físico. Em sentido negativo pode ser brutalidade, paixão, agressividade. 
  • Floxa: Quando os movimentos são torcidos, curvos. Interpreta-se como maior imaginação, personalidade com caraterísticas infantis. Pessoas instáveis, inseguras, dependentes, às vezes Comunicativas, extrovertidas. 

Profundidade 


  • Profunda: Se percibe mediante o tacto pelo dorso da folha, deixa um sulco de atrás ou visualiza-se usando lupa. Significa bom nível intelectual, pensamento lógico, boa saúde decisão e resolução. Perseverança, pessoa impulsiva, introvertida, independente mas que se relaciona adequadamente. 
  • Superficial: É quando o traço não aprofunda no papel, não se sente o sulco no dorso da folha. Este tipo de escritura simboliza a uma pessoa com pensamento mais superficial e mágico, indecisa e insegura que não é autêntica em suas demonstrações. Desconfiada, conquanto é extrovertida é dependente e tem necessidade de ser aceite pelo outro. 

Relevo 

O relevo é pessoal, independente da intenção. Se com o mesmo papel e a mesma tinta pedimos-lhe a vários sujeitos que escrevam um texto, observaremos que o relevo varia. É o contraste entre o fundo e o grafismo.

  • Alto-relevo: Potente contraste entre tinta e papel. Adquire mais valor quando se une a escritura clara, ordenada, simplificada. Expressa vitalidade, equilíbrio psíquico, capacidade de trabalho. Extroversão, independência, deseja sobressair, tendência a impor seu critério. 
  • Baixo-relevo: Escritura descolorida, pálida, falta de contraste entre tinta e papel. Significa lentidão de idéias, personalidade absorvente, egoísta, narcisista, influenciável e dependente.

Talvez Gostes De...

0 comentários