Lição 11: Continuidade na escritura

Aspectos Gráficos: Continuidade 

Continuidade na escritura. Que é a continuidade em grafologia? 

A continuidade é a forma em que se enlaçam as letras entre si na cada palavra. Se estão unidas ou não. Isto se determina observando detalhadamente a quantidade de uniões existentes entre as letras. Atribuímos-lhe três sub-aspectos à continuidade: Coesão, Regularidade e Variabilidade.

MÓDULO para a continuidade 

A continuidade deve ser na coesão agrupada, na regularidade rítmica e na variabilidade evoluída. Poderíamos dizer que deve ser combinada. Rítmica: sem trava, espontânea, sem rigidez, mas com ordem em relação à forma e ao espaço. Grafismo evoluído é aquele que a adquirido a maturidade, superando a fase de aprendizagem, se desenvolve com soltura.

Lição 11: Continuidade na escrituraCoesão: Que é coesão em grafologia? 

Para a grafologia a coesão é a união ou não entre as letras de uma palavra. Se estão enlaçadas entre si ou estão “desenganchadas”.

Desde o ponto de vista psicológico simboliza o contato do sujeito com os demais. De acordo à coesão a escritura classifica-se em:

  • Escritura Unida: As letras de uma palavra encontram-se todas enlaçadas, unidas umas com outras. Só há cortes para localizar pontos ou barras de t. Desde o psicológico significa rapidez mental, (desde que o ambiente gráfico seja positivo), tenacidade, dedução lógica, assimilação e integração de conceitos. Estabilidade emocional. Tendência ao contato, à união com o outro, pode ser tornado dependente. Extroversão, sociabilidade. Pode desde o negativo ser personalidade rotineira, obstinada, aderir aos vínculos. Com escritura caligráfica pode ser convencionalismo social, preconceitos. As maiúsculas unidas às letras que seguem reforça esta interpretação.
  • Escritura Separada: As letras de uma mesma palavra encontram-se separadas, não há continuidade, nem união nem enlaces. Os cortes na escritura significam que “se pára para pensar”, analisa as situações em local de ver o conjunto. Maior introversão, pessoa inconstante. Não há estabilidade emocional. No sentido negativo é falta de sentido prático e de lógica. Certo nível de egocentrismo. Com formas monótonas e regulares pode ser debilidade mental. 
  • Escritura Agrupada: Na escritura agrupada as palavras formam-se por letras que se unem da duas, da três letras ou mais. Neste caso reflete-se se há equilíbrio na dualidade reflexão impulsividade, introversão – extroversão, isolamento – sociabilidade, submissão – independência. Para isso, como em toda a grafologia, há que analisar o contexto: o ambiente gráfico. Em sentido negativo este desequilíbrio pode provocar insatisfação, insegurança, instabilidade nos vínculos, a estabilidade afetiva depende de seu estado de ânimo. 

Regularidade 

A regularidade é um sub-aspecto da continuidade, aceitada só no modelo escolar e não deve ser admitido como aceitável em adultos.

  • Escritura Regular: É considerada regular quando os movimentos são constantes, uniformes. É própria de pessoas organizadas, com predominância da vontade por sobre a emoção ou os instintos. Puritanismo. Dificuldade de adaptação e de aproximação mas quando se consegue são pessoas leais que se comprometem. Desde o negativo podem ser rotineiras e rígidas.
  • Escritura Irregular: Há desigualdades, os aspectos gráficos são desiguais, com desproporciones ou variam dentro do mesmo texto. Pode afetar um ou vários aspectos gráficos. Inteligência aberta e receptiva a novos estímulos. Predomina a emoção sobre a razão. Ambivalência, inconstância, pessoas cambiantes de vínculos instáveis. 

Variabilidade. O grafismo ao longo da vida 

É um sub-aspecto da continuidade. São as mudanças que se vão percebendo nos grafismos de uma mesma pessoa ao longo da vida. A evolução e constância de uma pessoa apreciam-se na variabilidade.

  • Escritura Constante: É nos casos em que se conseguem escritos de diferentes épocas de uma mesma pessoa, nos quais não se percebem variações no grafismo de um texto a outro com o decurso dos anos. Isto significa que é leal e a suas idéias, é constante e estável em suas relações de amizade e vínculos afetivos. Pode que lhe resulte dificultoso expressar suas emoções. De costumes constante que a faz previsível. Apatia, rotina. 
  • Escritura Evoluída: O grafismo manifesta mudanças porque a personalidade vai madurando. Pode ser observado na forma, a direção e a dimensão. Evolução mental, maturidade afetiva. Aprecia-se evolução no sentido que indique o grafismo. 
  • Escritura Involucionada: A personalidade involuciona, retrocede em local de crescer madurar. O grafismo pode involucionar por doenças, sofrimentos, mudança de vida, de profissão.

Talvez Gostes De...

0 comentários