Lição 4: Análise e interpretação das Margens

Análise e interpretação das margens

A análise e interpretação das margens de um escrito, ou também denominado disposição, faz referência ao enquadre do texto dentro da folha em alvo. As margens são quatro: Superior, inferior, direito e esquerdo e à cada um lhe corresponde uma significação psicológica.

A cada interpretação psicológica analisa-se desde um ponto de vista positivo e um ponto de vista negativo. É de soma importância confirmar as caraterísticas da cada um de vos margens do escrito com o resto dos aspectos gráficos para não incorrer em interpretações erradas.

Margem superior

A Margem Superior representa à pessoa a quem estamos-lhe escrevendo a carta. Esta margem considera-se segun seja a distância que encontremos desde a borda da folha à primeira linha

1. Tipos de Margem Superior:


  • Margem superior Ausente: Até médio centímetro de distância entre a borda superior e a primeira linha. Significa extroversão, provável tendência à poupança,  “confianzudo” pode invadir ao outro, vulgaridad, falta de sentido estético.
  • Margem superior Pequeno: Entre médio e 1 centímetro de distância entre a borda superior e a primeira linha.Que tem necessidade de comunicação e contato com o outro. Pode cair em descortesía e maus modais.
  • Margem superior Normal: O espaço livre que se deixa entre a borda da folha e a primeira linha é entre 1 e 2 centímetros.Significa que estamos ante uma pessoa cortês, de bons modais capaz de dominar de seus impulsos e leva o controle de se mesma.
  • Margem superior Grande: De 2 a 4 centímetros.Marca que impõe distância com a pessoa à qual se lhe escreve, pessoa formal, introvertida. Se é acompanhada de letra grande indica generosidade, pelo contrário se a letra é pequena, significa má adaptação ao médio.
  • Margem superior Exagerado: Maior a 4 centímetros. Que se afasta dos demais, introversão, lhe “custa” o contato com os outros. Com letra pequena expressa timidez, sentimento de inferioridade. Com letra grande, é esbanjamento tanto de dinheiro, de energia e de tempo.


Margem esquerda

Dentro da análise e interpretação das margens, a Margem Esquerda representa o sentido comum do sujeito e sua ordem interior. A relação com a despesa-poupo, com os mandatos paternos, a incorporação das tradições familiares. Os impulsos de retrocesso e introversão do sujeito.

1. Segundo a Distância que encontremos desde a borda da folha o classificaremos em:

  • Margem esquerda Ausente: É quando se começa a escrever na borda mesma do papel. Pode significar que o sujeito atravessa urgência econômico, timidez, introversão, falta de tacto social. Pessoa ahorrativa, prudente. Desde o aspecto negativo pode refletir avareza, mezquindad. Pouco sociável.
  • Margem esquerda Pequeno: é considerado pequeno se aproxima-se menos do 10 % do largo da folha em sentido horizontal. Em sentido positivo: indica consciência da poupança. Prudência. Certo apego materno. Timidez. Introversão.Em sentido negativo: Dificuldades de contato social. Mau gosto. Condutas egoístas e acaparadoras.
  • Margem esquerda Normal: considera-se normal se aproxima-se ao 15 % do largo da folha em sentido horizontal. Em sentido positivo: significa modo de vida normal e singela. Harmonia. Sujeito medido, controlado. Em sentido negativo: Autocontrole excessivo.
  • Margem esquerda Grande: Considera-se amplo quando a superfície branca é entre o 15 ao 25% do largo da folha. De modo geral relaciona-se generosamente, “bom passar” econômico e extroversão. Em sentido positivo: Iniciativa, decisão, pessoa sociável com amplitude de critério. Em sentido negativo: pessoa pouco reflexiva. Costuma exceder nas despesas. Ostentación. Com letra pequena e concentrada mezquindad com aparente generosidade.
  • Margem esquerda Exagerado: mais de 25% do largo da página, chama a atenção pela desproporción. Descontrol. Extroversão. Desconhecimento do sentido da medida. Exhibicionismo. Em sentido positivo: Audacia. Iniciativa. Generosidade. Em sentido negativo: Despilfarro de tempo, energia e dinheiro.

2. De acordo com o Alinhamento da margem pode ser:

  • Margem esquerda Alargando-se. Começa pequeno ou normal e vai-se alargando para o final da página que é maior que ao começo. Significa extroversão, entusiasmo, com linhas ascendentes: otimismo. Em sentido negativo pode mostrar impaciência, despilfarro, necessidade que se resolva tudo imediatamente.
  • Margem esquerda Estreitando-se: Começa normal, pequeno ou grande e vai-se estreitando para o final da folha. Simboliza reflexão e timidez, introversão. Prudência e flexibilidade. Em sentido negativo: Egocentrismo. Cansaço, depressão. Apego materno, temor ao futuro. Que tende a economizar. Avareza.
  • Margem esquerda Cóncavo: Começa normal, pequeno ou grande e vai-se estreitando para a metade e volta a alargar para o final da folha. O sujeito se esfuerza por frear o impulso de gastar ou o de levar uma vida ostentosa e com despilfarro. Reflete e muda sua atitude vencendo a tendência natural. Esta ambivalencia também se aprecia na flutuação entre a intro- extroversão.
  • Margem esquerda Convexo: Começa normal, pequeno ou grande e vai-se alargando para a metade e volta a estreitar para o final da folha. Freia-se o impulso ao despilfarro econômico e a vida desordenada. Reprime-se a extroversão desenfrenada.
  • Margem esquerda Em Zig- Zag ou irregular: Carateriza-se por uma margem que avança e retrocede em forma ondulante. Vacilações e lutas em questões econômicas e no contato social. Instabilidade afetiva, sujeitos inseguros. Aqui conclui a lição de Análise e interpretação das margens na escritura.

Aqui finaliza este artigo de análise e interpretação das margens superior e esquerdo, segue no site com a proxima lição e navega por outros artigos interessantes.

Talvez Gostes De...

1 comentários